Diga Sergipe - O diário de notícias de Sergipe

Alarmante
09/03
às 23:50
Divulgação
O número de registro de violência contra mulher em Sergipe está aumentando. Dados da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) apontam que em 2006 foram registrados 1.923 Boletins de Ocorrência. Sete anos depois, em 2013 o número ultrapassou a marca de 3.065 Boletins de Ocorrência.
 
Segundo a delegada Renata Aboim, a Lei Maria da Penha criada em 2006 encorajou as mulheres a denunciarem os agressores. Outro fator positivo são as medidas de proteção garantidas pelo estado.
 
“Com o conhecimento que as mulheres têm sobre isso elas se sentem mais seguras em denunciar, por que sabem que vai  existir uma medida de proteção assegurada para ela. E por conta disso, houve um acréscimo no número de boletins ano a ano", diz.
 
Em 2013, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, 900 delas admitiram que foram agredidas dentro de casa, desse número 80% são crianças e adolescentes.
 
A delegada reforça a importância da denuncia. " Aqui na delegacia vamos orientar e dizer o que pode ser feito e o que a lei assegura,  e então ela vai poder decidir qual o caminho que  quer tomar", explica. As denuncias podem ser realizadas na delegacia ou de forma anônima através do telefone 180. 
Por G1

 

A resposta
09/03
às 23:29
Reprodução/Facebook
Após o sucesso de "Lepo Lepo" no Carnaval 2014, a cantora Amanda Valverde resolveu gravar uma versão feminina do hit. A versão da jovem de Brasília já foi assistida por mais de três milhões de pessoas na internet e Amanda recebeu até um convite para cantar com a banda Psirico na Bahia. 
 
Em entrevista ao jornal "Bom Dia Brasil", da Globo, a cantora  contou que as meninas mereciam uma revanche e, na hora de compor a música, se lembrou da história de uma amiga traída e abandonada pelo namorado, mas que deu a volta por cima.
 
"Com o término do relacionamento, ela passou em um concurso, resolveu estudar, se dedicar mais a ela, e hoje ela está bem de vida, e ele não. E ele quer voltar" .
 
"Estou muito assustada com isso tudo, mas ao mesmo tempo muito feliz", afirmou ela, que demorou 30 minutos para fazer a versão.
 
O músico Márcio Vitor, da banda Psirico disse que adorou a música. "Meu amor, estou esperando você para a gente cantar junto, tá? Adorei a versão, a música é nossa. O "Lepo Lepo" é do Brasil".
 
 

Por Diga Sergipe

 

Saúde
09/03
às 23:03
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Maruim (SE) inicia nesta segunda-feira (10), a campanha de vacinação  contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que segundo o Ministério da Saúde, é o maior causador de colo de útero. A abertura oficial da campanha será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Sabino Ribeiro, às 8h30.
 
A campanha apresenta três etapas, sendo a primeira de 10 de março a 10 de abril; a segunda após seis meses e a última, cinco anos após a primeira dose da vacina. O objetivo da campanha é imunizar meninas de 11 a 13 anos neste primeiro momento. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2015, a vacina será oferecida para as meninas na faixa etária de 9 a 11 anos.
 
“A orientação nacional é que as escolas sejam os postos de vacinação, tendo em vista que o público  desta faixa etária não costuma frequentar os postos de saúde”, destacou o secretário de Saúde e Saneamento de Maruim, José Souza Santos.
 

“Em Maruim, a meta é imunizar 556 meninas de acordo com  o levantamento realizado junto às escolas da rede municipal, estadual e privada”, acrescentou o secretário. Em Sergipe, a meta é imunizar 63,3 mil meninas, e em todo Brasil, 5,2 milhões de meninas são aguardadas pelo Ministério da Saúde. 

Por Diga Sergipe

 

Aparelho incendiou
09/03
às 19:34
Alessandro Lima/Internauta

 Um homem morreu na tarde deste domingo (9), na cidade de Itabaiana, a 56 Km de Aracaju, após a queda de um ultraleve. O aparelho incendiou e os bombeiros foram acionados após populares avistarem uma cortina de fumaça.

Segundo o autônomo e conhecido da vítima, Alessandro Lima, ele é um comerciante da cidade e já tinha experiência em pilotar ultraleves. “Não sabemos se o fogo iniciou antes ou foi provocado pela queda do aparelho. Mas ele já era acostumado a voar, embora tenha sofrido outras quedas sem consequências”, disse.

Ele revelou ainda não saber se a vítima possuía algum curso especifico para utilizar o aparelho. "Não sei se ele tem alguma formação, mas ele já pilotava há muito tempo".

As polícias Civil e Militar vão trabalhar nas investigações sobre as possíveis causas do acidente.O Instituto Médico Legal de Aracaju já foi acionado para buscar o corpo. 

Por G1

 

Tribunal Regional Eleitoral
09/03
às 17:30

 A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TER/SE) alterou o formulário eletrônico para identificar quais os tipos de deficiência dos eleitores sergipanos.

Com a mudança será possível adequar as cabines de acordo com cada tipo de limitação do cidadão.

A partir do preenchimento do novo formulário, segundo a coordenadora de planejamento do TRE, Conceição Vasconcelos, o atendimento já começa a ser priorizado. O prazo limite para atualização dos dados é até o dia 7 de maio através do endereço eletrônico.

Segundo Conceição Vasconcelos essa é uma das iniciativas dentro do programa da acessibilidade do TRE. “Essa proposta foi desenvolvida para reduzir as barreiras físicas, arquitetônicas e também de comunicação”, observa.

Além da mudança, um dos objetivos é criar um banco de dados. “Com isso será criado uma estatística desse público para facilitar e favorecer todo o trabalho” acrescenta. O projeto para promover a acessibilidade é uma ação em parceria com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão. (G1)

Por Diga Sergipe

 

De 28 de fevereiro a 4 de março
02/03
às 01:44
Divulgação
É tempo de muito frevo, marchinhas carnavalescas, confete, serpentina na capital sergipana.  A folia promovida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Especial de Cultura, preparou uma programação especial, onde sergipanos e turistas podem curtir o melhor dos artistas locais e a garotada também, pois a festa este ano traz três matinês para o público infantil.
 
De 28 de fevereiro a 4 de março, a Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, será palco do Carna Caju. A festa, que teve a primeira edição em 2013, contará com 33 bandas, sendo 30 compostas por artistas sergipanos e três nacionais, que serão as atrações infantis. "Mais uma vez valorizando os velhos e novos carnavais com alegria cultura e trabalho", afirma Leo Viana, que está à frente da coordenação do evento.
 
Para o secretário Especial de Cultura Josenito Vitale (Nitinho), a festa é de importância fundamental para os aracajuanos. "Estamos tentando resgatar os velhos carnavais da cidade, o povo sergipano merece esse compromisso da prefeitura. Vai ser uma grande festa e tenho certeza que será melhor até do que a do ano passado. Estamos valorizando os nossos artistas", completa o secretário.
De acordo com Nitinho, este ano serão realizadas três matinês para que os pais possam levar os filhos pequenos para se divertirem também. "Ano passado trouxemos Patati Patatá e foi um sucesso. Este ano, além deles, estaremos também trazendo a Turma do Chaves do Brasil e do Sítio do Pica Pau Amarelo", informa.

Confira a programação completa:
 
28/02 (sexta-feira)
18h - Orquestra Brasa 10
19h - Orquestra Brasileira
20h - Paula Brasil
21h30 - Banda OS3
23h - Cid Natureza
00h30 - Valneijós
 
01/03 (sábado)
16h30  - Patati e Patatá
18h - Orquestra Fábrica de Músico Nere
19h - Orquestra de Aracaju
20h - Banda Aruana
21h30 - Tô Nessa
23h - Banda L7
00h30 - Dhi Sambar
 
02/03 (domingo)
16h30 - Turma do Chaves Brasil
18h - Gilsa Star do Frevo
19h - Orquestra de Frevo Medeiros
20h - Pra Sambar
21h30 - Trinca de Reis
23h - Los Guaranis
00h30 - Maysa Reis
 
03/03 (segunda-feira)
18h - Tempero de Frevo
19h - Cajuína Orquestra Popular
20h - Perfil 10
21h30 - Ivana Dantas
23h - Estação da Luz
00h30 - Maragandaia
 
04/03 (terça-feira)
16h30 - Sitio do Pica Pau Amarelo
18h - Banda de Frevo Os Indomáveis
19h - Banda Geração de Frevo
20h - Leke Hits
21h30 - Jambahia
23h - Sílvio Soul e Banda
00h30 - Art Mania

*Com informações da AAN 

Por Diga Sergipe

 

Curtindo a festa
25/01
às 11:49
Marcos Rodrigues/ASN

O governador Jackson Barreto esteve presente nesta sexta-feira, 24, na noite de abertura do Pré-Caju 2014. Além de cumprimentar e atender pedido de fotos dos foliões ele conceder uma série de entrevistas. Sua presença no evento proporcionou ainda um grande congraçamento entre parlamentares e prefeitos municipais, além de outras personalidades do cotidiano em Sergipe. 

Após percorrer parte do Corredor da Folia, Jackson recebeu convidados de todo o Estado no camarote do Governo. Em meio aos parlamentares, por lá estiveram os deputados federais Fábio Reis e Márcio Macedo, bem como os estaduais Arnaldo Bispo, Augusto Bezerra, Zezinho Guimarães, Garibalde Mendonça, Mundinho da Comase e Conceição Vieira.

Já entre os prefeitos sergipanos, passaram pelo camarote do Governo os de Rosário do Catete, Laércio Passos; Nossa Senhora Aparecida, Vera; Gararu, Toinho de Rolemberg; Brejo Grande, Anderson Ferreira; Laranjeiras, Juca de Bala; Barra dos Coqueiros, Ailton Martins; Carmópolis, Esmeralda Cruz; Japaratuba, Hélio Sobral; e Maruim, Jeferson Santana.

"O Pré Caju foi o grande passaporte de Aracaju para ser inserida com muita força no roteiro de turismo nacional. Esta festa é a cara do povo sergipano. Além de gerar emprego e renda, tem a oportunidade de trazer para o nosso estado muitos turistas e eu fico feliz porque no primeiro Pré-Caju eu era perfeito da capital. Participei e colaborei para que essa festa nascesse e acontecesse", destacou o governador.

Jackson acompanhou a passagem dos trios comandados por Julinho Porradão, Maysa Reis, Saulo Fernandes, Asa de Águia e Aviões do Forró, sempre com os artistas parando para saldá-lo. "Obrigado governador por tudo o que faz pelos artistas locais, pelo carinho que tem por todos nós", disse entre uma música e outra o cantor Julinho Porradão.

O governador ainda visitou camarotes de patrocinadores e de veículos de comunicação. Também no decorrer da festa, esteve com o deputado estadual Luiz Mitidieri o ex-governador Albano Franco e o ex-deputado estadual Marcos Franco.

 

Por ASN

 

Swingue bom
25/01
às 11:12
Aracaju Fest/Instagram Maysa Reis
A noite foi só de agitos para a cantora Maysa Reys. Depois de divulgar foto de banho seminua em banheira, a cantora fez a festa do folião sergipano em uma super apresentação comandando o Bloco da Saúde com seu swingue bom. Nas redes sociais os fãs e amigos elogiaram a brilhante apresentação da musa do axé. 
 
“Como vc tava lindaaa, como vc arrasouuu. Desceu quebrando tudooo. E que orgulho eu tenho de vc *---*. Te amo amigaa” (@martina_anjos)
 
“Minha Diva, me emocionou o tempo todo.. meu coração transbordando de ORGULHO.. te amo ♥” (@marianamaatos_)
 
“Mas a pestinha estava mesmo linda!!! Arrasou,@maysa_reis!!!! "E cadê a corda do meu bloco? Vou parar de cantar se essa corda não chegar!". (Muito bem, botou moral!!!). Suceeeessooo!!!! :* :* :*” (@lauraceciliabraz)
 
“Parabéns may vc arrazou, eu estou muito orgulhosa de vc mostrou a estrela que vc e. Agitou geral foi bom de,mais, Deus,ilumine com muito muito sucesso. Te,Amo de montão e saiba que,estarei não torcida e te,ajudando sempre, por que vc e a melhor. Swing bom, a galera la,embaixo fez a coreografia todinha foi lindo” (@belojaqueline)

 

Por Diga Sergipe

 

Pré-Caju 2014
25/01
às 11:11

A Polícia Militar de Sergipe prendeu na madrugada deste sábado (25), pela segunda vez o baiano Sérgio Fernandes Pinto, de 35 anos, sob suspeita de ter furtado um celular de uma foliã em frente ao Parque Augusto Franco (Sementeira).

A prisão ocorreu durante a passagem do bloco “Com Amor”, quando segundo a vítima, o homem teria pego seu celular no bolso. Segundo a delegada plantonista Mayra Fernandes Moinhos,  a foliã só percebeu o fato depois, mas conseguiu ver quem fez o furto e foi seguindo o suspeito até encontrar uma patrulha da PM.

Conforme constatou a delegada, esta é a segunda vez em que Sérgio Fernandes é preso por furto de celulares durante o Pré-Caju. A primeira vez foi há dois anos.

O celular da vítima não foi recuperado. A polícia acredita que o celular tenha sido repassado pelo acusado a outros supostos dois comparsas, que conseguiram escapar. Um deles seria o sergipano Leandro dos Santos Silva, 23 anos, apontado pela polícia como suspeito de outros furtos de celulares no Pré-Caju. 

Por Diga Sergipe

 

“Me senti a Valdirene”
25/01
às 10:34
Reprodução/Instagram

Antes de agitar a multidão no primeiro dia do Pré-Caju, a cantora sergipana Maysa Reis fez a alegria de seus seguidores no Instagram. Maysa postou uma foto na rede na qual aparece seminua em uma banheira em um provável banho de ofurô. Cautelosa, a artista se protegeu usando as mãos e não deixou que seu corpo aparecesse completamente no clique.

“#sensualizando kkkkkkkk tabarôa toda! Me senti a Valdirene na hora de sair... Tiveram que mandar 4 pessoas pra me arrancar da banheira! 😳😂😂😂😁😭👌”, escreveu a cantora. Maysa ainda publicou fotos de sua tarde no Animma Centro de Beleza. “Sob os cuidados de Márcia nos cabelos e Mari nas mãos e nos pés!!”, legendou a musa do axé sergipano.

Por Diga Sergipe

 


Publicidade