Diga Sergipe - O diário de notícias de Sergipe

Violência
25/01
às 10:15

Uma adolescente aparentando 15 ou 16 anos foi atingida por vários golpes de faca após uma discussão em uma rua do entorno do circuito do Pré-Caju. De acordo com informações de um médico do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), a menor não identificada chegou com uma perfuração no pescoço, uma na região do pulmão esquerdo, em estado grave de saúde.

Segundo informações, a jovem foi socorrida por uma equipe do SAMU e levada ao HUSE após uma briga ocorrida na saída do Pré-Caju. O estado de saúde da jovem, segundo o médico que forneceu as informações, é crítico e a adolescente pode não resistir aos ferimentos.

Por Marcio Rocha / F5News

 

Majestades da folia
25/01
às 09:55
Ascom/SEC

 A Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) abre inscrições para o Rei Momo e Rainha do Carnaval, na segunda- feira, 27, e segue até dia 31 deste mês. Os candidatos ao cargo mais tradicional do Carnaval devem comparecer ao departamento de Cultura e Arte da secretaria, na rua Estância, 39, das 9h às 13h, e das 15h às 17h, levando cópia e vias originais da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O candidato não pode ser funcionário da Prefeitura de Aracaju.

Inovando, a SEC/Funcaju realizará o Baile da Cidade ao ar livre. A festa acontecerá no dia 15 de fevereiro, a partir das 20h, no Espaço Mirante Praia Formosa. O Rei Momo e a Rainha do Carnaval de 2014 serão escolhidos por um júri composto por personalidades sergipanas e autoridades ligadas à festa. Em 2013, foram eleitos Abel Wesley e Andrêsa Souza, que entregarão a faixa aos vencedores deste ano.

"O Carnaval é uma festa democrática. Pensando nesta perspectiva vamos inovar este ano. A mudança do local é a grande novidade, pois queremos algo mais acessível para todo o povo", ressalta a diretora de Cultura e Arte da SEC/Funcaju, Antonia Amorosa.

Rei Momo e Rainha do Carnaval

Figuras importantes, estes personagens mitológicos foram adaptados para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais símbolos do Carnaval no Brasil. "A maior festa do mundo traz duas figuras tradicionais. A população espera o ano inteiro para conferir o concurso do Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Aracaju. Este ano vamos abrilhantar mais ainda esta festa para as famílias e o povo da nossa cidade. Desejo boa sorte aos candidatos e espero que todos prestigiem depois o Baile da Cidade", diz o secretário Especial de Cultura, Josenito Vitale (Nitinho).

Requisitos básicos

Para participar, os candidatos devem ter a idade mínima de 18 anos, trazendo na bagagem desenvoltura, charme e samba no pé, características essenciais para um rei e uma rainha que precisam de muita disposição para acompanhar as programações carnavalescas da capital sergipana. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179-3695.

 

Por Diga Sergipe

 

Aberto ao público
25/01
às 09:50
Ascom/SEC
Dica boa para os estudantes de Aracaju, em especial para os que moram nas imediações do bairro Farolândia. As tardes de quinta- feira não serão mais as mesmas na Biblioteca Pública Ivone Vieira de Menezes, unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju). No dia 16 de janeiro aconteceu a primeira mostra "Cinema e História", com o filme 'A lista de Schindler', do cineasta Steven Spielberg e contou com a participação dos alunos do 8º ano da Escola Estadual Professor Francisco Portugal.
 
O filme conta a história de um alemão que salvou mais de mil judeus, empregando-os em sua fábrica, durante o Holocausto - episódio da Segunda Guerra Mundial que dizimou aproximadamente 6 milhões de judeus. Aproveitando o tema, o professor de geografia e história, Adelmo Aquino, levou seus alunos no intuito de diversificar e proporcionar uma aula interativa e que pudesse despertar de forma diferente o interesse pelo assunto, “Os alunos já estão exaustos de aulas em sala e a Biblioteca está fazendo um ótimo trabalho de incentivo para a comunidade”, disse o professor.
 
Para o estudante João Diego o seu interesse pela história aumentou, pois, as aulas que são fora da escola, mostram criatividade e dinamismo. “É sempre legal mudar um pouco a rotina e a Biblioteca está nos oferecendo essa oportunidade e a gente aprende mais e cria um interesse maior sobre o assunto”,  afirma João Diego.
 
De acordo com o diretor da Biblioteca, Luís Henrique, o sucesso do primeiro dia da mostra foi alcançada. “Ver a sala cheia nos orgulha e esse sucesso é o resultado do nosso esforço. Gera a certeza de que o evento se fixará no calendário da Biblioteca Ivone Vieira”, afirma o diretor.
 
Biblioteca Ivone de Menezes
 

A mostra continuará durante todas as quintas-feiras do ano, das 15h às 17h. A Biblioteca fica localizada na praça Major Edeltrudes Teles, s/n - final de linha do conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. As escolas e instituições poderão agendar visitas e participação nas sessões durante toda a temporada pelo telefone (79) 3179-6410/6411. 

Por Redação

 

Turismo
25/01
às 05:41
Caroline Xavier / Ascom / Turismo

No ano da Copa do Mundo de 2014, Sergipe, considerado o País do Forró, será também Centro de Treinamento de Seleções. Com isso, o estado receberá turistas de todos os cantos do mundo, que virão a Sergipe conhecer nossas belezas e atrativos. Pensando nisso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur) estão distribuindo durante o período da maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju, um material de divulgação para o São João de Sergipe. O material, que inclui a folhetearia e lenços personalizados está sendo distribuído em hotéis, pousadas e restaurantes com o objetivo de que os turistas que já estão em Sergipe neste período estejam aqui também nos Festejos Juninos.

A gerente comercial do Hotel da Costa, Paula Reis, ressaltou a importância de começar a divulgação do São João de Sergipe neste período em que o estado está repleto de turistas."Estamos com 100% de ocupação hoje e com muitos turistas no estado, este período é excelente para começarmos a divulgar o São João e devemos aproveitar que muita gente estará curtindo o Pré-Caju para convidá-los a estar conosco durante os festejos juninos também".

 

Por ASN

 

Programação
25/01
às 05:37
Divulgação

Quem perder a festança deste domingo terá que esperar pelo Pré-Caju 2015. A última noite do Pré-Caju promete sacudir a multidão com a musa do axé Ivete Sangalo, com a incrível Elba Ramalho a segunda apresentação do Chiclete que faz a última apresentação com Bell Marques na festa. Veja programação completa que conta ainda com Tomate agitando o Bora Bora:

16h45 – Orquestra Frevolândia (Bloco Papelão)
17h00 - Elba Ramalho (Bloco Caranguejo Elétrico)
17h15 – Forró da Curtição (Trio Pipoca)
17h30 – Babado Novo (Trio Pipoca)
17h45 – Ivete Sangalo (Bloco Cerveja e Cia)
18h00 - Chiclete com Banana (Bloco Nana Banana)
18h15 - Tomate (Bloco Bora Bora)
18h30 - Seeway (Trio Pipoca)
18h45 – Zueirões do Forró (Trio Pipoca)
19h00 – China Bahia (Trio Pipoca)
19h15 – Guig Guetho (Trio Pipoca)
19h30- Rojão Diferente (Trio Pipoca)
19h45 – Jeito de Ser (Trio Pipoca)
20h00 – Dhi Sambar (Trio Pipoca)

 

Por Diga Sergipe

 

Vai ferver
25/01
às 05:18
Divulgação

Mais um noite de muita alegria toma conta da capital sergipana no segundo dia do Pré-Caju com Chiclete com Banana no Nana, Claudia Leitte com seu Largadinho e Harmonia do Samba no Bloco Meu e Seu. O sábado do Pre-Cajú promete ferver; veja outras atrações da noite.

19h30 – Julinho Porradão (Bloco Papelão)
19h45 – Burundanga (Trio Pipoca)
20h00 – Forró Fidapé (Trio Pipoca)
20h15 – Valneijós (Trio Pipoca)
20h30 – Saiddy Bamba (Bloco Cajuranas)
20h45 – Chiclete com Banana (Bloco Nana Banana)
21h00 - Claudia Leitte (Bloco Largadinho)
21h15 – Gustavo Lima (Bloco Pirraça)
21h30 – Harmonia do Samba (Bloco Meu e Seu)
21h45 – Banda Fix (Trio Pipoca)
22h00 – Banda Oito7Nove4 (Trio Pipoca)
22h15 – Banda Esmeralda (Trio Pipoca)
22h30 – Rogério (Trio Pipoca)
22h45 - Forró Safado (Trio Pipoca)
23h00 -Tô Nessa (Trio Pipoca)

 

Por Diga Sergipe

 

Dicas de Dralei Rochelle
25/01
às 05:17

Faça conexão com o mundo fashion no site de Dralei Rochelle

Por Diga Sergipe

 

Deputado federal
25/01
às 05:06
Twitter/Reprodução
Marcelinho Carioca, prestigiou o primeiro dia do Pré-Caju 2014, prévia carnavalesca que está sendo realizada em Aracaju até o domingo (26).
 
Nesta sexta-feira (24), o ex-jogador de grandes clubes do futebol brasileiro e agora deputado federal pelo Partido Progressista, curtiu a famosa prévia.
 
Mais cedo o ex-atleta visitou uma emissora de rádio local e divulgou foto no Twitter. “Aqui em Aracaju, me preparando para entrevista na rádio Fm Ilha. À noite, trio elétrico”, escreveu no microblog. Essa é a segunda vez que Marcelinho participa da festa. 

 

Por Diga Sergipe

 

Nós Temos Vagas apresenta:
24/01
às 23:36

Conheça o humor do canal Nós Temos Vagas

Por Diga Sergipe

 

24/01
às 22:36
Fábio Veiga
Começa nesta sexta-feira (24) a partir das 19h45, a 23ª edição de uma das maiores prévias carnavalesca do país, o Pré-Caju 2014. Durante os três dias de folia, mais de um milhão de foliões devem percorrer a Avenida Beira Mar nos blocos, camarotes e na famosa “pipoca” da festa. Além das mais de 40 atrações contratadas para o evento, que farão a alegria em vários ritmos musicais.
 
A grade de atrações para 2014 está completa. Nesta sexta-feira, 24, sobem aos trios elétricos Saulo Fernandes, Aviões do Forró, Asa de águia, Psirico, Forró dos Plays , João Neto e Cesinha, Banda OS3 e muito mais. No sábado, apresentam-se Saiddy Bamba, Chiclete com Banana, Cláudia Leitte, Gustavo Lima, Harmonia do Samba, Oito7Nove4, Rogério, dentre outros.
 
Já no domingo, último dia do evento, comandam a folia Ivete Sangalo, Elba Ramalho e Banda Spok Frevo, Chiclete com Banan, Tomate, Babado Novo, Forró da Curtição e Rojão Diferente.
 
O desfile de blocos e trios independentes acontece na Avenida Beira Mar, numa extensão total de quatro quilômetros e trezentos metros. Dentro desse circuito, encontra-se a Passarela da Alegria, que possui quase 1 km de extensão, comportando a arquibancada e 220 camarotes, com capacidade para 20 pessoas cada. Além disso, há o Camarote AJU, o maior e mais badalado da folia, com capacidade para 2 mil pessoas por noite. Para montagem da área dos camarotes, foram utilizadas duas toneladas de equipamentos, que foram trazidos de Salvador para Sergipe pela empresa M4.
 
Policiamento
 
Cerca de 1.300 policias atuarão diariamente na segurança do Pré-Caju 2014, um efetivo acrescido em quase em 45% em relação à edição de 2013. No circuito da festa haverá quatro postos de comando, seis cabines de desarmamento, quatro salas de monitoramento – com imagens em tempo real do evento, 18 portões de acesso, 21 postos de observação elevados – o que proporciona um maior sistema de prevenção, 29 patrulhas, 10 conjuntos de patrulhões, 20 caminhonetes que fazem o acompanhamento em todo o percurso festivo, 10 caminhonetes com a equipe do Batalhão de Choque, que seguirão ao lado dos trios elétricos, uma lancha que fará o monitoramento ambiental e uma aeronave com o Grupo Tático Aéreo, onde será feito o monitoramento terrestre e auxílio no socorro do transporte de feridos.
 
 

Por Diga Sergipe

 


Publicidade