Diga Sergipe - O diário de notícias de Sergipe

Lazer e ecoturismo
15/01
às 04:14

Sergipe é um dos mais interessantes do país, um prodígio na revelação de belos pontos turísticos. O Estado paisagens deslumbrantes, monumentos históricos e uma explosão de cores e sons nas suas manifestações populares. Seu litoral, com belas praias de grandes faixas de areia e águas mornas, apresenta estuários e manguezais, formando um espetáculo natural e encantador.

Aracaju, a capital brasileira da qualidade de vida, seduz com sua jovialidade, beleza e tranqüilidade. Sol, praias, manguezais, ruas, avenidas e praças arborizadas se harmonizam para atrair e surpreender seus visitantes. No interior, você encontrará muita história, preservadas nas ruas e construções das cidades de Laranjeiras e São Cristóvão, a 4 cidade mais antiga do Brasil e candidata à Patrimônio da Humanidade.

Em Sergipe, você poderá ter contato com a interessante cultura do Agreste ao conhecer o sertão sergipano e navegar pelo belo Cânion de Xingó, o quinto maior cânion navegável do mundo. Descubra Sergipe e explore, em um só lugar, a história, a cultura e o ecoturismo. 

Por EMSETUR

 

Só para celulares
14/01
às 03:54
Reprodução

Já se encontra disponível para download o aplicativo Turismo Sergipe desenvolvido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo.

O aplicativo do turismo é para uso exclusivo através de celulares, tanto com a tecnologia Android quanto IOS e tem o objetivo de orientar turistas e sergipanos com os principais roteiros turísticos do Estado de Sergipe. "Para cada destino trabalhado pela Setur, existe um texto explicativo com fotos ilustrativas do local que o turista deseja conhecer", explicou o secretário de Turismo, Elber Batalha.

Pelo APP, o visitante também terá uma lista completa de bares, restaurantes, locadoras de veículos, agências de receptivo e toda rede hoteleira do Estado, além de também haver uma opção onde o navegante poderá traçar a rota e, através do Google Maps, chegar ao destino desejado.

Para baixar o aplicativo gratuitamente basta apenas ter acesso a celulares que possuem o sistema operacional compatível com a Apple Store ou Google Play e realizar a busca através do nome ‘Sergipe'.

Por Diga Sergipe

 

Especulações
13/01
às 03:13

O jornalista Ilimar Franco, que assina coluna diária no jornal "O Globo", publicou nesta quinta-feira (9) nota intitulada "A sucessora" em que afirma que a secretária estadual da Inclusão Social, Eliane Aquino, mulher do ex-governador de Sergipe Marcelo Déda, que faleceu no mês passado, "deverá disputar o Senado no lugar de seu marido, que concorreria à vaga". Segundo o colunista, "entre os partidos aliados (PT, PSB e PMDB), a indicação é consenso e entendida como uma homenagem ao trabalho político de Déda".

As especulações em torno de uma candidatura de Eliane existem desde o falecimento de Déda em 2 de dezembro. Sua eleição é vista como certa, até mesmo por integrantes da oposição. O senador Eduardo Amorim (PSC), por exemplo, candidato a governador pela oposição, pesquisou a situação eleitoral da ex-primeira-dama, segundo fonte do 247. Da parte governista, o prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), afirmou ao Jornal da Cidade que, se Eliane for candidata, ele deseja trabalhar pela sua candidatura no Sertão. Eliane nega interesse na disputa.

A nota do jornal "O Globo" - republicada no diário local "Jornal da Cidade" - na íntegra:

A sucessora

Eliane Aquino, mulher do ex-governador de Sergipe Marcelo Déda, morto em dezembro passado em decorrência de um câncer, deverá disputar o Senado no lugar de seu marido, que concorreria à vaga. Entre os partidos aliados (PT, PSB e PMDB), a indicação é consenso e entendida como uma homenagem ao trabalho político de Déda.

 

Por Diga Sergipe

 

Programe-se
13/01
às 02:34
Divulgação

Os foliões sergipanos aguardam ansiosos pelo Pré Caju 2014. A festa que começa no dia 24 de janeiro e termina no dia 26 de janeiro já teve programação oficial divulgada pela Associação Sergipana de Blocos e Trios.

Foi divulgado ainda o local e quem são os artistas que vão animar os foliões. O corredor da folia será montado na Avenida Beira Mar, no Bairro 13 de Julho, em Aracaju. Ao todo serão 40 atrações entre cantores e bandas.

Entre os principais estão Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Saulo Fernandes, Harmonia do Samba, Psirico entre outras atrações. Bell Marques faz seu ultimo show na comandando o Chiclete com Banana. Ele prometeu deixar grupo no carnaval deste ano.

Confira a programação completa do Pré Caju 2014:

Sexta-feira (24/01)

19h45 - Jam e Carreta (Bloco Papelão)

20h - Maysa Reis (Bloco da Prevenção)

20h15 - Saulo Fernandes (Bloco Com Amor)

20h30 - Asa de Águia (Bloco Coco Bambu)

20h45 - Aviões do Forró (Bloco Aviões Elétrico)

21h - João Neto e Cesinha (Trio Pipoca)

21h15 - Forró dos Plays (Trio Pipoca)

21h30 - Psirico (Trio Pipoca)

21h45 - Beto e Sare (Trio Pipoca)

22h - Inspiração do Guetho (Trio Pipoca)

22h15 - Cid Natureza (Trio Pipoca)

22h30 - Max e Gabriel (Trio Pipoca)

22h45 - Banda Os 3 (Trio Pipoca)

23h - Alma Gêmea (Trio Pipoca)

 

Sábado (25/01)

19h30 - Julinho Porradão (Bloco Papelão)

19h45 - Burundanga (Trio Pipoca)

20h - Forró Fidapé (Trio Pipoca)

20h15 - Valneijós (Trio Pipoca)

20h30 - Saiddy Bamba (Bloco Cajuranas)

20h45 - Chiclete com Banana (Bloco Nana Banana)

21h - Claudia Leitte (Bloco Largadinho)

21h15 - Gustavo Lima (Bloco Pirraça)

21h30 - Harmonia do Samba (Bloco Meu e Seu)

21h45 - Banda Fix (Trio Pipoca)

22h - Banda Oito7Nove4 (Trio Pipoca)

22h15 - Banda Esmeralda (Trio Pipoca)

22h30 - Rogério (Trio Pipoca)

22h45 - Forró Safado (Trio Pipoca)

23h -Tô Nessa (Trio Pipoca)

 

Domingo (26/01)

16h45 - Orquestra Frevolândia (Bloco Papelão)

17h- Elba Ramalho (Bloco Caranguejo Elétrico)

17h15 - Forró da Curtição (Trio Pipoca)

17h30 - Babado Novo (Trio Pipoca)

17h45 - Ivete Sangalo (Bloco Cerveja e Cia)

18h- Chiclete com Banana (Bloco Nana Banana)

18h15- Tomate (Bloco Bora Bora)

18h30- Seeway (Trio Pipoca)

18h45 - Zueirões do Forró (Trio Pipoca)

19h - China Bahia (Trio Pipoca)

19h15 - Guig Guetho (Trio Pipoca)

19h30- Rojão Diferente (Trio Pipoca)

19h45 - Jeito de Ser (Trio Pipoca)

 

20h - Dhi Sambar (Trio Pipoca)

Por Diga Sergipe

 

350 vagas
12/01
às 02:59

Os interessados em comercializar alimentos, bebidas e adereços na avenida Beira Mar, durante o Pré-Caju 2014, já podem marcar na agenda o dia 14 de janeiro, terça-feira, para irem até a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), no Parque Governador Augusto Franco - Sementeira, bairro Jardins, fazerem sua inscrição das 8 às 17h. O sorteio das 350 vagas disponíveis acontece no dia 17, sexta-feira, a partir das 15h.

Além de cópia de comprovante de residência, CPF e RG, os concorrentes devem apresentar no ato da inscrição o certificado de conclusão do Curso de Manipulação de Alimentos e Higiene. A capacitação oferecida desde abril de 2013 em parceria entre Emsurb, Fundat e Sesi, com apoio da Vigilância Sanitária, orienta os ambulantes sobre a melhor forma de preparar alimentos, atentando para o manuseio correto, higiênico e sem desperdícios.

As 350 vagas disponíveis englobam desde bares, ambulantes que comercializam bebidas em isopor e alimentos em carrinhos até os vendedores de bala e pipoca. Há também espaço para venda de uísque, drinques, adereços de carnaval, cigarros, acarajé, cachorro quente, algodão-doce. "Por recomendação do Ministério Público, não há mais vagas reservadas às associações. Todos têm a mesma chance", enfatizou a vice-presidente da Emsurb, Selma França.

Por Diga Sergipe

 

Tecnologia
07/01
às 03:06
Ana Lícia Menezes

Os usuários da rede municipal de saúde não precisam mais passar madrugadas na fila aguardando para garantir a marcação de exames e consultas nas Unidades de Saúde da Família (USF). Através de um sistema tecnológico, a Secretaria Municipal de Saúde envia ao usuário um aviso assim que a consulta for agendada, garantindo mais comodidade ao cidadão.

A novidade, que começou a ser implantada em dezembro, funciona através de mensagens de texto que são enviadas diretamente para o celular do usuário, contendo dia, hora e local onde a consulta será realizada. Os casos mais urgentes são priorizados, através de triagem feita pela equipe da secretaria.

Para a secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, a medida diminui os transtornos e dá mais tranquilidade aos cidadãos. "O usuário agora não precisa mais passar madrugadas inteiras na fila para garantir a marcação do exame. A pessoa pode se dirigir à unidade em qualquer horário, dentro do período de funcionamento normal, e solicitar a marcação. Quando a consulta for agendada, a pessoa recebe imediatamente uma mensagem SMS no celular", explica Goretti Reis.

Por Diga Sergipe

 

Governo do Estado
06/01
às 23:45

 Tudo o que queremos é estar ao seu lado, apoiando todas as suas conquistas e fazendo um Sergipe ainda mais forte, mais justo e melhor para todos.

Por Diga Sergipe

 

02/01
às 23:41

O Governador Jackson Barreto faz pronunciamento oficial no último dia de 2013 e deseja um feliz 2014 a todos os sergipanos.

Por Diga Sergipe

 

25 de Janeiro
09/12
às 18:10
Divulgação

Claudia Leitte não pára e arranjou um tempo para mostrar que está com tudo em cima. Ela fez questão de deixar a barriga sarada de fora na gravação de um clipe de zumba, em São Paulo. O coreógrafo Beto Perez comandou as cenas e compartilhou nas redes sociais alguns momentos das filmagens.

 

Nas fotos, a apresentadora do The Voice aparece com um top e um casaco cheio de brilho, exibindo a boa forma. Ela também posou de capuz ao lado do coreógrafo e deixou uma boa impressão nos bastidores das gravações:

- Estou trabalhando com @ClaudiaLeitte uma música para meu video-clipe e com a futura coleção de #zumbawear. A gente está se divertindo loucamente no set! – escreveu Beto Perez no Instagram.

A zumba é um programa de exercícios que mistura coreografias de ritmos latinos e internacionais. Claudia Leitte é tão fã da atividade que foi nomeada embaixadora mundial da zumba. E, pelo visto, ela continua levando a sério o negócio.

Será que vai ter zumba no repertório do bloco Largadinho.De uma coisa a gente sabe, a cantora vai colocar todo mundo prá dançar.

O QUE: Bloco Largadinho
QUANDO: 25 de Janeiro de 2014
ONDE: Pré-Caju 2014
ONDE COMPRAR: Central do Ticket, antiga Central do Pré-Caju no Shopping Riomar
CUSTA: à vista – R$126,00 // à prazo: R$140,00

Por Diga Sergipe

 

Guerreiro e humanista
03/12
às 13:29
Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma Rousseff participou do velório do governador do estado de Sergipe, Marcelo Déda. Segundo declarou a Chefe de Estado, o político e amigo será lembrado pelo exemplo que deixou, de atravessar a vida com um espírito lutador, guerreiro e humanista.

 “Eu acredito que todos nós levaremos o Déda na nossa memória. Tanto na nossa alma quanto nos nossos corações. Ele nos deu uma mensagem que nós carregamos para vida. Uma mensagem de atravessar a vida com o espírito lutador, guerreiro, humanista e amigo”, afirmou Dilma.

“Eu perdi hoje um grande amigo, daqueles das horas boas e más. Déda era capaz de recitar poesia, inclusive as próprias, com a força de um grande artista e a naturalidade de um repentista. Ao mesmo tempo, era capaz de aprimorar uma discussão com uma lógica irretocável”, disse Dilma.

 

 

Por Diga Sergipe

 


Publicidade