Diga Sergipe - O diário de notícias de Sergipe

15/08
às 19:53

 "Seus créditos irão expirar no prazo de 5 dias" Essa mensagem incômoda não poderá mais ser enviada pelas operadoras de telefonia para os seus clientes de plano pré-pago.  A justiça acredita existir uma abusividade nessa ação, uma espécie de confisco antecipado.

 
"Afigura-se manifesta abusividade (...) a medida impõe ao usuário de menor poder aquisitivo discriminação injustificada e tratamento não isonômico em relação aos demais usuários desses serviços públicos de telefonia", disse o relator.
 
O sindicato das telefonias (Sinditelebrasil) aguarda publicação em diário oficial para recorrer da decisão.
Por Victor Limeira - Diga Sergipe

 

Leitura virtual
14/08
às 23:46
Terra

A Biblioteca Pública Epifândio Dória (BPED) disponibilizou grande parte do seu acervo em um importante portal da internet da área: o BIBLIVRE. A partir de agora, estudantes e leitores, poderão fazer buscas de forma gratuita e sem sair de casa.

O projeto se inciou em 2011, após um encontro da diretora da instituição  com o diretor do BIBLIVRE, quando ela entendeu a importância da modenização desse espaço cultural e a possibilidade de torná-lo mais acessível para um número maior de pessoas. A catalogação trás ainda outras vantagens, como por exemplo, o arquivamento e a manutenção dos livros, já que eles se deterioram com tempo e o manuseio e também muitos não são devolvidos após os empréstimos. 

A primeira remessa de livros que foi catalogado foram os "circulantes", ou seja, os que são mais lidos. O estudante universitário Hugo Fernandes, considera muito importante a existência de um acervo online para a BPED:

"É de suma importância porque quem não tem muita disponibilidade para se locomover até uma biblioteca física pode recorrer ao acervo online e fazer de forma tranquila e rápida uma pesquisa decente com bom referencial bibliográfico". afirma

Por Victor Limeira - Diga Sergipe

 

Fora das prateleiras
13/08
às 17:39
NENotícias

Os clientes do hipermercado Gbarbosa/Atalaia que quiserem comprar pão, peixe, carne, coxinha de frango e outros muitos itens desses respectivos setores continuarão impedidos. E não fiquem com raiva pensando que perderam a promoção do ano e por isso acabou tudo, não se trata bem disso. Na verdade o hipermacado em questão foi impedido judicialmente através de uma Ação Civil Pública interposta pelo Promotor de Defesa do Consumidor Dr. Daniel Carneiro Duarte de continuar oferecendo esses serviços aos cliente, pois segundo ele, e com base no relatório da Vigilância Sanitária, as lojas estariam infringindo normas de higiene e segurança alimentar e colocando em risco a saúde e a vida dos consumidores.

O Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho que julgou o recurso, suspenderam a punição para a loja GBarbosa/Sul e manteve a decisão do Promotor concernente a loja GBarbosa/Atalaia. Em nota, o Desembargador apontou novas proibições que devem supermercado, sob pena de multa diária alta.

"Ambas as lojas GBarbosa ficam proibidas de vender, expor á venda, ou de qualquer forma, entregar ao consumo, produtos alimentícios que não contenham identificação da origem e lote, prazo de validade, lista de ingredientes, nome ou razão social do fabricante ou importador, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), por unidade encontrada em desacordo com a obrigação referida. E ficam proibidas de vender, ter em depósito para vender ou expor á venda ou, de qualquer forma, entregar ao consumo, produtos com prazo de validade vencido, ou com etiquetas informativas ilegíveis, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), por unidade encontrada em desacordo com a obrigação referida". disse o Desembargador

Cabe agora a rede GBarbosa atender as demandas legais para que o funcionamento pleno da loja situada na Rua Luiz Chagas seja reestabelecido. Estamos de olho!

 

Por Victor Limeira - Diga Sergipe

 

Em cartaz
10/08
às 18:46
#Ba

Nesse final de semana os principais teatros de Aracaju estarão movimentados. No Tobias Barreto, a atriz global Fernanda Souza apresenta o seu primeiro stand-up comedy, "Meu passado me condena",  uma espécie de autobiografia ficcional, que mescla histórias da sua vida pessoal  com outros trabalhos da atriz. O espetáculo acontecerá neste sábado e domingo, ás 21 e 20 horas, respectivamente, e promete momentos de muito riso e descontração. Os valores variam de 70 reais (inteira) e 35 reais (meia).

Fernanda Souza faz convite para espetáculo em Aracaju (Foto: Fredson Navarro / G1)

Foto: Fredson Navarro/G1

No Lourival Batista, o grupo Caixa Cênica apresenta a peça "Salubá. Medéia" que é base na tragédia grega de Eurípedes. Fala sobre as desilusões amorosas de uma mulher apaixonada que ao ser abandonada pelo seu marido provoca a morte dos seus próprios filhos para atingi-lo. Contudo, essa adaptação ganha facetas contemporâneas e faz uma alusão clara ao candomblé par.a relacionar o contéudo com a cultura brasileira. A montagem fica em cartaz até o dia 1º de setembro e acontece as sextas e sábados (21 horas) e nos domingos (20 horas). É gratuita para alunos de escolas públicas e custa 20 reais (inteira) e 10 reais (meia) para o grande público.

 

Foto: Victor Balde

Por Victor Limeira - Diga Sergipe

 

ORGULHO GAY
09/08
às 20:18
Bandeira Gay

Neste domingo, 11, acontece a 12ª edição da Parada LGBT do estado de Sergipe.  O tema desse ano será "Estamos em todos os lugares. Sexualidade não tem a ver com competência." Segundo a organização do evento são esperados cerca de 100 pessoas. Na manhã de hoje, 09, policiais militares e civis foram orientados de como proceder durante a parada. Eles foram orientados de como agir diante das situações de vulnerabilidade, abominando qualquer tipo de preconceito.

Concentração:

Local: Arcos da Orla

Horário: 13 horas

Por Victor Limeira - Diga Sergipe

 

Ser pai é legal
08/08
às 18:00
Iran Souza

A Defensoria pública do estado lançou hoje a segunda edição do  projeto "Ser pai é legal".  O principal objetivo do projeto é oferecer ao cidadão carente a possibilidade de realizadar o exame de DNA gratuitamente e posteriormente o reconhecimento da paternidade. A psicóloga e coordenadora do Centro Integrado de Atendimento Psicossocial da Defensoria Pública (Ciaps), Syrlene Besouchet, destaca outro aspecto fundamental do "Ser pai é legal".

"A Defensoria Pública, através do Ciaps, faz um culto às relações afetivas, ou seja, quando a pessoa toma iniciativa de reconhecer espontaneamente o suposto filho, traçando e unindo laços”, afirma.

O projeto é destinado a pessoas que busquem voluntariamente o reconhecimento de partenidade, ou seja, de forma consensual e dessa forma diminuir as demandas judiciárias sobre esse enfoque. Ao todo serão realizados 500 exames, sendo desses 450 na modalidade trio (suposto pai, mãe e suposto filho) e 50 na modalidade duo (suposto pai e suposto filho).

PROCEDIMENTOS:

O atendimento para marcação dos exames é de segunda as sextas-feiras das 8h às 17h, no Núcleo de Primeiro Atendimento, localizado na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, com sede na Travessa João Francisco da Silveira, 94, Bairro Centro. Serão necessários os documentos originais de carteira de identidade, comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou Certidão de Nascido Vivo (CNV).

Por Victor Limeira - Diga Sergipe

 

"Plim, Plim"
08/08
às 01:37
Logo da emissora

Na última terça-feira (06),  foi divulgado na imprensa local, denúncias de que a repórter da TV Sergipe Sayonara Hygia (filiada da Rede Globo no estado) sofreu abuso moral pelo diretor da emissora. Como era de se imaginar, o assunto gerou muita repercussão e foi muito comentado em todos os veículos de comunicação do estado. Em nota pública divulgada na quarta (07), os representantes sindicais da categoria (jornalismo e radiojornalismo) manifestaram repúdio a esse ato, relativizaram a importância da mulher dentro do jornalismo e cobraram uma resposta da emissora a sociedade, já que a empresa funciona respaldada por um sistema de concessão público.

E então a resposta veio. Ainda na noite de quarta, os proprietários da sucursal sergipana,  o ex-governador Albano Franco e Lourdes Franca, afastararam o diretor de jornalismo Roberto Gonçalves do cargo. Quem assume o cargo interinamente até que as investigações sejam concluídas é a jornalista Rosa Vasconcelos.

ANALISANDO:

Nessa história toda dois momentos merecem ser pontuados. Primeiramente o fato das denúncias terem sido veiculados na imprensa um dia depois da TV SERGIPE ter publicado nos principais jornais do estado uma nota sobre o comprometimento ético da emissora com o seu público e com os seus funcionários. O segundo ponto que deve ser observado é a escolha estratégica de uma mulher para assumir a direção agora. Ponto pra assessoria! Vale lembrar ainda que existe também uma denúncia concernente a acúmulo de funções e que essa situação não é novidade nenhuma dentro da emissora. Em 2011 esse problema veio a tona, resultando inclusive em paralisão das atividades que retirou a programação do ar. Vamos aguardar o desenrolar desa história.

 

 

Por Victor Limeira - Diga Sergipe

 

Cantora Rita Lee tem conta bancária bloqueada por determinação da justiça sergipana
07/08
às 19:13
Instagram da cantora

 Entenda o Caso:

Em show realizado no ano passado no município Bairra dos Coqueiros (SE) pelo Projeto Verão, a cantora Rita Lee se desetendendeu com a polícia militar sergipana. Segundo ela, a PM estava agindo de forma ostensiva contra o seu público e em repúdio a esse ato ela comprou uma briga feia que está lhe custando muito caro. Destemida e desbocada Rita enfrentou a corporação, mas perdeu um pouco o tino ao chamá-los de "cachorros" e "filhos da puta" e dessa forma ridicularizou os policiais. Depois do show, a cantora foi encaminhada a DP onde prestou depoimento, acompanhada da ex-senadora Heloísa Helena que testemunhou em favor de Rita. Detalhe: Essa séria a última apresentação da rockeira.

'Embasamento legal não há. Não retiro uma palavra do que disse, o show era meu', escreveu ela no Twitter após desentendimento com polícia.

Desde então o caso tranformou-se em um processo judicial. Na tarde de ontem (06), a justiça sergipana determinou o bloqueio de 7 mil e trezentos reais da conta da cantora (esse valor refere-se apenas a uma ação individual). Estima-se que a "rockstar" brasileira tenha que pagar 5 mil reais a cada um dos policiais militares "hostilizados" no evento, com valores corrigidos a contar da data da sentença.

* Assista ao vídeo do show: http://www.youtube.com/watch?v=_-aFH2N4Xf4

Por Victor Limeira - Diga Sergipe

 

Vamos ao mercado?
07/08
às 00:40
#Ba

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) divulgou em nota à imprensa hoje, a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, que é realiza mensalmente.  O resultado é animador: os custos com alimentação caíram em todo território nacional. Entre as 18 capitais pesquisas, Aracaju é a que apresenta o menor preço (239,36R$) - com redução de 3,51% em relação ao último estudo.

Os alimentos que mais contribuíram para esse decréscimo são justamente as únicas frutas da lista, o tomate e a banana, com queda média de 11%. O arroz foi outro item com redução significativa de cerca de 7%.

Mais informações: http://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2013/201307cestabasica.pdf

Por Victor Limeira - Diga Sergipe

 

Conte até 10
27/07
às 07:51
 A calma foi o tema central de uma campanha lançada nesta sexta-feira, 26, em Aracaju. Com o slogan “Escolha a calma”, a iniciativa pretende melhorar a capacidade das pessoas em responder às situações da vida cotidiana através da calma e outras qualidades relacionadas. O evento é promovido pela Organização Brahma Kumaris, que promoveu uma palestra dará continuidade ao evento neste sábado, 27, através da realização de um workshop sobre respeito. Aurelina Pedreira da filial baiana da organização ministrará o evento.
 
De acordo com uma Joana Rêgo, umas das integrantes da organização, a campanha surgiu através da iniciativa de um empresário argentino que resolveu doar à entidade sobras de papelão de caixas de sabão. Com esse material, a entidade começou a desenvolver cartilhas com mensagens relacionadas à calma. “Cada carta tem uma qualidade e um ensinamento de como desenvolver a calma. São mensagens relacionadas ao amor, respeito, paciência e tolerância”, explica.
 
Ainda de acordo com Joana, a campanha traz uma temática de utilidade pública. “A iniciativa é importante por conta da violência que vem acontecendo. Falo não só dos grandes crimes, mas das coisas que acontecem no dia-a-dia. Até na comunicação entre pessoas, existe violência. Às vezes uma pessoa fala e outra responde com brutalidade, isso também é um tipo de violência. Então, a campanha aparece para orientar a pessoa para que ele desenvolva a calma”, detalha.
 
Joana explica ainda que a campanha “Escolha a calma” pode ser levada a diversos ambientes, a exemplo de empresas e instituições. “Os interessados entram em contato e organizam uma forma de levar os ensinamentos para onde querem”, afirma.
 
 

Por Diga Sergipe

 


Publicidade