Sergipe - Notícias, vídeos e fotos de Aracaju e todo Estado
Sergipe
Alarmante
09/03
às 23:50
Divulgação
O número de registro de violência contra mulher em Sergipe está aumentando. Dados da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) apontam que em 2006 foram registrados 1.923 Boletins de Ocorrência. Sete anos depois, em 2013 o número ultrapassou a marca de 3.065 Boletins de Ocorrência.
 
Segundo a delegada Renata Aboim, a Lei Maria da Penha criada em 2006 encorajou as mulheres a denunciarem os agressores. Outro fator positivo são as medidas de proteção garantidas pelo estado.
 
“Com o conhecimento que as mulheres têm sobre isso elas se sentem mais seguras em denunciar, por que sabem que vai  existir uma medida de proteção assegurada para ela. E por conta disso, houve um acréscimo no número de boletins ano a ano", diz.
 
Em 2013, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, 900 delas admitiram que foram agredidas dentro de casa, desse número 80% são crianças e adolescentes.
 
A delegada reforça a importância da denuncia. " Aqui na delegacia vamos orientar e dizer o que pode ser feito e o que a lei assegura,  e então ela vai poder decidir qual o caminho que  quer tomar", explica. As denuncias podem ser realizadas na delegacia ou de forma anônima através do telefone 180. 
Por G1

 

Saúde
09/03
às 23:03
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Maruim (SE) inicia nesta segunda-feira (10), a campanha de vacinação  contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que segundo o Ministério da Saúde, é o maior causador de colo de útero. A abertura oficial da campanha será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Sabino Ribeiro, às 8h30.
 
A campanha apresenta três etapas, sendo a primeira de 10 de março a 10 de abril; a segunda após seis meses e a última, cinco anos após a primeira dose da vacina. O objetivo da campanha é imunizar meninas de 11 a 13 anos neste primeiro momento. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2015, a vacina será oferecida para as meninas na faixa etária de 9 a 11 anos.
 
“A orientação nacional é que as escolas sejam os postos de vacinação, tendo em vista que o público  desta faixa etária não costuma frequentar os postos de saúde”, destacou o secretário de Saúde e Saneamento de Maruim, José Souza Santos.
 

“Em Maruim, a meta é imunizar 556 meninas de acordo com  o levantamento realizado junto às escolas da rede municipal, estadual e privada”, acrescentou o secretário. Em Sergipe, a meta é imunizar 63,3 mil meninas, e em todo Brasil, 5,2 milhões de meninas são aguardadas pelo Ministério da Saúde. 

Por Diga Sergipe

 

Aparelho incendiou
09/03
às 19:34
Alessandro Lima/Internauta

 Um homem morreu na tarde deste domingo (9), na cidade de Itabaiana, a 56 Km de Aracaju, após a queda de um ultraleve. O aparelho incendiou e os bombeiros foram acionados após populares avistarem uma cortina de fumaça.

Segundo o autônomo e conhecido da vítima, Alessandro Lima, ele é um comerciante da cidade e já tinha experiência em pilotar ultraleves. “Não sabemos se o fogo iniciou antes ou foi provocado pela queda do aparelho. Mas ele já era acostumado a voar, embora tenha sofrido outras quedas sem consequências”, disse.

Ele revelou ainda não saber se a vítima possuía algum curso especifico para utilizar o aparelho. "Não sei se ele tem alguma formação, mas ele já pilotava há muito tempo".

As polícias Civil e Militar vão trabalhar nas investigações sobre as possíveis causas do acidente.O Instituto Médico Legal de Aracaju já foi acionado para buscar o corpo. 

Por G1

 

Tribunal Regional Eleitoral
09/03
às 17:30

 A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TER/SE) alterou o formulário eletrônico para identificar quais os tipos de deficiência dos eleitores sergipanos.

Com a mudança será possível adequar as cabines de acordo com cada tipo de limitação do cidadão.

A partir do preenchimento do novo formulário, segundo a coordenadora de planejamento do TRE, Conceição Vasconcelos, o atendimento já começa a ser priorizado. O prazo limite para atualização dos dados é até o dia 7 de maio através do endereço eletrônico.

Segundo Conceição Vasconcelos essa é uma das iniciativas dentro do programa da acessibilidade do TRE. “Essa proposta foi desenvolvida para reduzir as barreiras físicas, arquitetônicas e também de comunicação”, observa.

Além da mudança, um dos objetivos é criar um banco de dados. “Com isso será criado uma estatística desse público para facilitar e favorecer todo o trabalho” acrescenta. O projeto para promover a acessibilidade é uma ação em parceria com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão. (G1)

Por Diga Sergipe

 

Majestades da folia
25/01
às 09:55
Ascom/SEC

 A Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) abre inscrições para o Rei Momo e Rainha do Carnaval, na segunda- feira, 27, e segue até dia 31 deste mês. Os candidatos ao cargo mais tradicional do Carnaval devem comparecer ao departamento de Cultura e Arte da secretaria, na rua Estância, 39, das 9h às 13h, e das 15h às 17h, levando cópia e vias originais da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O candidato não pode ser funcionário da Prefeitura de Aracaju.

Inovando, a SEC/Funcaju realizará o Baile da Cidade ao ar livre. A festa acontecerá no dia 15 de fevereiro, a partir das 20h, no Espaço Mirante Praia Formosa. O Rei Momo e a Rainha do Carnaval de 2014 serão escolhidos por um júri composto por personalidades sergipanas e autoridades ligadas à festa. Em 2013, foram eleitos Abel Wesley e Andrêsa Souza, que entregarão a faixa aos vencedores deste ano.

"O Carnaval é uma festa democrática. Pensando nesta perspectiva vamos inovar este ano. A mudança do local é a grande novidade, pois queremos algo mais acessível para todo o povo", ressalta a diretora de Cultura e Arte da SEC/Funcaju, Antonia Amorosa.

Rei Momo e Rainha do Carnaval

Figuras importantes, estes personagens mitológicos foram adaptados para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais símbolos do Carnaval no Brasil. "A maior festa do mundo traz duas figuras tradicionais. A população espera o ano inteiro para conferir o concurso do Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Aracaju. Este ano vamos abrilhantar mais ainda esta festa para as famílias e o povo da nossa cidade. Desejo boa sorte aos candidatos e espero que todos prestigiem depois o Baile da Cidade", diz o secretário Especial de Cultura, Josenito Vitale (Nitinho).

Requisitos básicos

Para participar, os candidatos devem ter a idade mínima de 18 anos, trazendo na bagagem desenvoltura, charme e samba no pé, características essenciais para um rei e uma rainha que precisam de muita disposição para acompanhar as programações carnavalescas da capital sergipana. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179-3695.

 

Por Diga Sergipe

 

Turismo
25/01
às 05:41
Caroline Xavier / Ascom / Turismo

No ano da Copa do Mundo de 2014, Sergipe, considerado o País do Forró, será também Centro de Treinamento de Seleções. Com isso, o estado receberá turistas de todos os cantos do mundo, que virão a Sergipe conhecer nossas belezas e atrativos. Pensando nisso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur) estão distribuindo durante o período da maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju, um material de divulgação para o São João de Sergipe. O material, que inclui a folhetearia e lenços personalizados está sendo distribuído em hotéis, pousadas e restaurantes com o objetivo de que os turistas que já estão em Sergipe neste período estejam aqui também nos Festejos Juninos.

A gerente comercial do Hotel da Costa, Paula Reis, ressaltou a importância de começar a divulgação do São João de Sergipe neste período em que o estado está repleto de turistas."Estamos com 100% de ocupação hoje e com muitos turistas no estado, este período é excelente para começarmos a divulgar o São João e devemos aproveitar que muita gente estará curtindo o Pré-Caju para convidá-los a estar conosco durante os festejos juninos também".

 

Por ASN

 

Lazer e ecoturismo
15/01
às 04:14

Sergipe é um dos mais interessantes do país, um prodígio na revelação de belos pontos turísticos. O Estado paisagens deslumbrantes, monumentos históricos e uma explosão de cores e sons nas suas manifestações populares. Seu litoral, com belas praias de grandes faixas de areia e águas mornas, apresenta estuários e manguezais, formando um espetáculo natural e encantador.

Aracaju, a capital brasileira da qualidade de vida, seduz com sua jovialidade, beleza e tranqüilidade. Sol, praias, manguezais, ruas, avenidas e praças arborizadas se harmonizam para atrair e surpreender seus visitantes. No interior, você encontrará muita história, preservadas nas ruas e construções das cidades de Laranjeiras e São Cristóvão, a 4 cidade mais antiga do Brasil e candidata à Patrimônio da Humanidade.

Em Sergipe, você poderá ter contato com a interessante cultura do Agreste ao conhecer o sertão sergipano e navegar pelo belo Cânion de Xingó, o quinto maior cânion navegável do mundo. Descubra Sergipe e explore, em um só lugar, a história, a cultura e o ecoturismo. 

Por EMSETUR

 

Só para celulares
14/01
às 03:54
Reprodução

Já se encontra disponível para download o aplicativo Turismo Sergipe desenvolvido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo.

O aplicativo do turismo é para uso exclusivo através de celulares, tanto com a tecnologia Android quanto IOS e tem o objetivo de orientar turistas e sergipanos com os principais roteiros turísticos do Estado de Sergipe. "Para cada destino trabalhado pela Setur, existe um texto explicativo com fotos ilustrativas do local que o turista deseja conhecer", explicou o secretário de Turismo, Elber Batalha.

Pelo APP, o visitante também terá uma lista completa de bares, restaurantes, locadoras de veículos, agências de receptivo e toda rede hoteleira do Estado, além de também haver uma opção onde o navegante poderá traçar a rota e, através do Google Maps, chegar ao destino desejado.

Para baixar o aplicativo gratuitamente basta apenas ter acesso a celulares que possuem o sistema operacional compatível com a Apple Store ou Google Play e realizar a busca através do nome ‘Sergipe'.

Por Diga Sergipe

 

Turismo
08/10
às 15:39
Divulgação

 A Praia do Saco ou da Boa Viagem, como também é conhecida, é a mais bela praia sergipana. Na ponta sul de Sergipe, próximo à divisa com a Bahia, o paraíso está localizado no município de Estância a 68 km da capital, Aracaju.

 
Com uma pequena enseada de 5 km, a Praia do Saco contém os principais ingredientes para um perfeito cenário de filme: areia branca e fofa, mar calmo e cristalino, diversos coqueiros e formações rochosas que terminam de compor a paisagem.
 
A Praia do Saco é dividida em duas e, durante a semana na baixa temporada, ambas são quase desertas. Já nos finais de semana ou feriados, a primeira parte da praia, localizada à esquerda, tem mais movimento devido à infra-estrutura oferecida aos turistas. Rústicos quiosques dos moradores locais servem pratos típicos e porções para os visitantes com preço médio de R$ 20.
 
Para quem busca mais sossego, a segunda parte da praia é mais recomendada. Com apenas um quiosque, é o lado mais deserto. Além das belas paisagens naturais, temos entre as poucas, mas luxuosas, casas à beira-mar, uma capela construída em 1938, que está fechada. Segundo moradora local, o bispo da cidade de Estância retirou os santos com medo de que o mar avançasse na capela. O local abrigava as imagens de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Jesus de Boa Viagem, padroeiros do povoado.
 
Na linha do horizonte, avista-se Mangue Seco, a última praia do norte do estado da Bahia. As belezas desta praia foram mostradas em 1989, na novela "Tieta", adaptação do romance "Tieta do Agreste", do escritor baiano Jorge Amado. Da Praia do Saco é possível ir de lancha para o Mangue Seco. O passeio faz sua primeira parada na Ilha da Sogra, um banco de areia com cerca de um km de extensão, visível apenas na maré baixa. Além do lindo visual do local, de um lado ela é banhada pelo rio Real e do outro, pelo mar. A lancha também passa pela linda ponta da Ilha do Saco.
 
Nada melhor que um passeio pelas dunas para finalizar o dia. O passeio de buggy dura em média 40 minutos e percorre todas as dunas da região. Na praia há opções de pousadas e várias casas de veraneio. Se você escolher dormir na região, não há nenhuma opção de lazer noturno nos arredores. Para quem está hospedado em Aracaju, diversas agências de viagem fazem o trajeto por cerca de R$ 60 por pessoa.
 
A ida da capital de Sergipe até o litoral sul do estado já vale a pena pelas lindas paisagens do caminho, como a passagem pela nova ponte Joel Silveira, sobre o rio Vaza-Barris e as centenas de coqueiros por toda a estrada.
 

Por Diga Sergipe com Uol

 

GREVE
17/09
às 15:24

Acompanhando a decisão de todo país,  cerca de mil funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)  em Sergipe, entrarão em greve na meia noite dessaa quarta-feira (18). Os Correios ofereceu reajuste salarial de  linear 8% e 6,27% nos benefícios (tíquete alimentação e auxílio creche), mas não foi aceito. O sindicato da categoria no estado reivindica reposição salarial de 15%, vale alimentação no valor de R$ 32, melhores condições de trabalho e a contratação de 30mil funcionários em todo o país. 

A direção dos Correios entrou com ação de dissídio coletivo na justiça nas paralisações que não foram suspensas em todo o país. A instituição está com o Plano de Continuidade de Negócios em andamento para não prejudicar a população. Contudo, as paralisações devem atrapalhar os serviços de entrega de cartas, encomendas e boletos.

Por Victor Limeira - Diga Sergipe

 


Publicidade